Com relação às duvidas sobre quais devem ser os intervalos de testes em cilindros de agente extintor gasoso, observei que os Regulamentos da D.O.T. (U.S. Department of Transportation) e os requisitos da norma NFPA (National Fire Protection Association), apesar de serem diferentes, ambos não exigem que os cilindros sejam periodicamente removidos do serviço, esvaziados e testados hidrostaticamente. E existem requisitos diferentes também para cilindros de agente limpo e para cilindros de dióxido de carbono, conforme abaixo explicado:
1. CILINDROS DE AGENTE LIMPO
1.1 CILINDROS DE AGENTE LIMPO - CARREGADOS (SEM DANOS EXTERNOS)
Nem os regulamentos da NFPA 2001 nem da D.O.T. exigem que cilindros carregados, mas sem danos externos aparentes sejam removidos do serviço, esvaziados e testados. Um cilindro carregado e sem sinal de danos pode permanecer em serviço indefinidamente. (Veja 49 CFR180.205 (c) para referência do D.O.T.).
Observe que o NFPA 2001 exige uma inspeção visual externa dos cilindros carregados pelo menos a cada 5 anos (ver NFPA 2001:2018 - 8.6.2).
1.2 CILINDROS DE AGENTE LIMPO - DESCARREGADOS (SEM DANOS EXTERNOS)
A NFPA 2001 exige que qualquer cilindro que for descarregado seja testado novamente antes de efetuar nova recarga com agente limpo extintor, se houver passado mais de 5 anos desde a data do último teste. (ver NFPA 2001:2018 - 8.6.1.).
As regulamentações da D.O.T. exigem que qualquer cilindro que for descarregado seja novamente testado antes da recarga e transporte, se mais de 5, 10 ou 12 anos se passaram desde a data do último teste - o intervalo depende do tipo de cilindro D.O.T. e do tipo de gás contido no cilindro. (ver 40 CFR 180.).
O requisito NFPA 2001 deve ser aplicado para cilindros usados em sistemas de extinção de incêndios que atendam à norma NFPA 2001.
2. CILINDROS DE DIÓXIDO DE CARBONO
2.1 CILINDROS DE DIOXIDO DE CARBONO - CARREGADOS (SEM DANOS EXTERNOS)
A NFPA 12 exige que qualquer cilindro de dióxido de carbono de alta pressão seja esvaziado e testado hidrostaticamente a cada 12 anos. (ver NFPA 12:2018 - 4.6.5.2.2.).
Os regulamentos D.O.T. não exigem que cilindros carregados e sem danos externos visuais sejam removidos do serviço, esvaziados e testados. (ver 40 CFR 180.205 (c)).
O requisito da NFPA 12 é mais rigoroso e deve ser aplicado para cilindros usados em sistemas de extinção de incêndio que devem atendem a norma NFPA 12.
2.2 CILINDROS DE DIÓXIDO DE CARBONO - DESCARREGADOS (SEM DANOS EXTERNOS)
Tanto os regulamentos D.O.T. quanto o NFPA 12 exigem que os cilindros do sistema de dióxido de carbono que foram descarregados sejam testados hidrostaticamente antes do reabastecimento. se mais de 5 anos se passaram desde a data do último teste. (ver 40 CFR 180 e NFPA 12:2018 - 4.6.5.2.).
3. CILINDROS AQUECIDOS, DANIFICADOS OU COM VAZAMENTOS (APLICA-SE A CILINDROS DE AGENTES LIMPOS E CILINDROS DE DIÓXIDO DE CARBONO)
As regulamentações do D.O.T. e 40 CFR 180.205 (d) exigem que os cilindros carregados sejam removidos do serviço, testados e inspecionados se:
1) O cilindro mostra evidências de amassados, corrosão, áreas rachadas ou desgastadas, vazamento, danos térmicos ou qualquer outra condição que possa torná-lo inseguro para uso ou transporte;
2) O cilindro sofreu um acidente e foi danificado de maneira que possa afetar adversamente sua
capacidade de retenção de carga;
3) O cilindro mostra evidências ou aparentar ter sido superaquecido;
4) Os responsáveis pela segurança acharem que o cilindro possa estar em uma condição insegura para uso ou transporte.
Se nenhuma das quatro condições listadas acima existirem, não é exigido que cilindros carregados sejam removidos de serviço para novo teste.
Guia de Teste FSSA - Cilindros para Sistemas de Supressão de Incêndio em Perigos Especiais
O Guia de Teste FSSA para Uso com Cilindros de Sistemas de Supressão de Incêndio em Riscos Especiais (3ª edição, P/N CSG-04) recapitula os requisitos NFPA e DOT e fornece explicações e exemplos adicionais. Este guia pode ser adquirido em https://www.fssa.net/technicalpublications
Condições do Cilindro / Agente Regulamentação D.O.T. Norma NFPA
Cilindro de Agente Limpo Carregado e sem danos externos.
Nenhum teste de revalidação periódico é necessário. 40 CFR 180.205 (c) Inspeção visual externa de 5 anos necessária. NFPA 2001:2018, 8.6.2
Cilindro de Agente Limpo descarregado e sem danos externos a ser reabastecido.
Teste de revalidação exigido se 5, 10 ou 12 anos desde a última revalidação. Intervalo e método de teste dependente do tipo de gás contido no cilindro e no tipo de cilindro. 40 CFR 180 Teste de revalidação exigido se 5 anos se passaram desde a última revalidação. NFPA 2001:2018, 8.6.1
Cilindro de dióxido de carbono carregado e sem danos.
Nenhum teste de revalidação periódico é necessário. 40 CFR 180.205 (c) Teste hidrostático requerido a cada 12 anos.
NFPA12:2011 , 4.6.5.2.2. Cilindro de dióxido de carbono descarregado e sem danos a ser reabastecido. Teste hidrostático necessário se 5 anos desde a última revalidação. 40 CFR 180 Teste hidrostático necessário se 5 anos desde a última revalidação. NFPA 12: 2011, 4.6.5.2.
Cilindro danificado / superaquecido / com vazamento (aplica-se tanto ao agente limpo quanto ao dióxido de carbono). Deve ser removido do serviço e revalidado ou condenado. 40 CFR 180.205 (d) Não abordado diretamente pela NFPA - mas a
regulamentação do D.O.T. deve ser seguida nos EUA
NOTAS:
1. O objetivo desta pesquisa é fornecer diretrizes e não se destina a fornecer informações necessárias para determinar os requisitos de testes para cilindros de agente limpo ou para cilindros de dióxido de carbono.
2. Aconselho sempre consultar:
a) As instruções e recomendações dos fabricantes dos equipamentos do sistema de supressão que estão instalados e em operação.
b) Os regulamentos do D.O.T. (U.S. Department of Transportation).
c) Os requisitos da NFPA 2001:2018 Standard on Clean Agent Fire Extinguishing
Systems.
d) Outros códigos, normas ou regulamentos que possam ser aplicáveis.
e) Guia de Teste da FSSA (Fire Suppression Systems Association).
3. As normas, diretrizes regulamentos e informações contidas neste estudo referem se a cilindros de agente extintor gasoso limpo e de dióxido de carbono alta pressão
importados dos Estados Unidos ou Canadá. Para cilindros fabricados no Brasil, deve-se seguir as exigências da norma regulamentadora NR-13, ou outras normas aplicáveis para cilindros e vasos de pressão utilizada pelos fabricantes nacionais, e se estão em conformidade com as legislações e obrigações de segurança exigidas pelas leis brasileiras.
Bibliografia:
NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION
1) NFPA 2001:2018 Standard on Clean Agent Fire Extinguishing Systems
2) NFPA12:2018 Standard on Carbon Dioxide Extinguishing Systems
www.nfpa.org
FSSA - FIRE SUPPRESSION SYSTEMS ASSOCIATION
1) FSSA Inspection and Test Guide, Fourth Edition (CSG-04)
www.fssa.net
LEGAL INFORMATION INSTITUTE
1) 49 CFR § 180.205 - General requirements for requalification of specification cylinders.
https://www.law.cornell.edu/cfr/text/49/180.205
TRANSPORTATION.GOV
1) U.S. Department of Transportation
Pesquisado e Elaborado por:
ANTONIO CARLOS MULLER - Engenheiro Mecânico e de Segurança - Junho/2019